quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

História

O nome da banda, Sum 41, é uma abreviação da expressão: "41 days into the Summer", ou seja, 41 dias de verão. Mas nem mesmo os componentes sabem o porquê da escolha. Talvez porque o nome soa bem e é original. O quarteto criado em cena local com artimanhas brincalhonas e performances altamente energéticas, logo passou a realizar shows em regiões vizinhas. Vários produtores interessaram-se pela banda. Inicialmente, assinaram um contrato com a gravadora Aquarius, no Canadá, mas optou pela Island Records, que viu no Sum 41 um forte concorrente para os americanos do The Bloodhound e Blink 182.

Em 1999, é lançado o EP de Half Hour of Power, e é iniciada sua divulgação com a turnê Warped Two. All Killer No Filler, lançado em março de 2002, ganhou esse nome por ser uma provocação à artistas que conseguiam sucesso com apenas uma música, e logo depois desapareciam da mídia. Nesse período, produtores como Jerry Finnbad Fin (que trabalhou com bandas como Green Day e Blink 182) e Jose MacGrath passaram a ajudar no trabalho dos caras. Fat Lip alcançou a maior audiência nas rádios, mas In Too Deep também não ficava pra traz.

No Japão e na Austrália a banda se tornou uma enorme febre, e em regiões como Europa e Estados Unidos da América, onde o mercado é bem concorrido, ainda conseguiram um considerável espaço. Em 2002, voltam aos estúdios para fazer a gravação do segundo álbum, chamado Does This Look Infected?. Neste álbum, mostram músicas mais pesadas, com batidas mais rápidas. Canções como Hell song - que em seu video-clipe ironiza personagens como Jesus, Metallica e os Osbournes - fizeram a banda cumprir mais de 200 shows até o lançamento do próximo cd.

O ano de 2004 foi um ano muito produtivo pra banda, fizeram muitas parcerias e participaram da campanha canadense War Child Canada. Em visita à República Democrática do Congo, a banda foi salva das conseqüencias de guerra por Chuck Pelletier, um voluntário das Nações Unidas. Em sua homenagem, o novo álbum seria intitulado Chuck. O novo cd mostrou o amadurecimento da banda com riffs tão perigosos como esvaziar urânio e armadilhas tão capturáveis quanto partículas radioativas. Músicas como Some Say e Pieces mostram que a banda está aberta a mudanças. Este é o único cd composto inteiramente de material inédito. Um cd bem trabalhado e aceito pelo público, tanto é que, com menos de seis meses de circulação, o cd chegou a ser um disco de ouro nos Estados Unidos.

O ano de 2005 prometia à banda uma consagração mundial. A banda recebeu o prêmio de Melhor disco de Rock do Ano no Juno awards. Em 29 de Outubro, a Island Records divulga que a banda acabara de conquistar o disco de platina duplo no Canadá, ou seja, 400 mil cópias vendidas. Em 2005, a banda foi parar no cinema, com o filme Dirty Love.

Após a intensa turnê do cd Chuck, eles divulgam irão ficar parados até 2007, apenas descansando, notícia recebida com apreensão pelos fãs. No mesmo ano, foi lançado um cd ao vivo gravado em um show feito no Japão. Entitulado Happy Live Surprise ainda não tem data de lançamento aqui para o Brasil, e mais inúmeras coletâneas e tributos que a banda foi convidada a fazer, como a Killer Queen, um tributo à banda Queen.

Atualmente, a banda está sem um guitarrista. Durante as férias da banda, o guitarrista Dave Baksh (Brownsound) formou uma banda de heavy metal, chamada Brown Brigade. A banda ainda não comunicou a entrada de algum novo guitarrista. Há rumores de que Dave Baksh saiu da banda por não concordar com o tipo de som que iriam fazer no novo cd.

Os Sum 41 lançou de um novo cd de originais intitulado "Underclass Hero". O lançamento ocorreu no dia 24 de Julho de 2007. Mesmo perdendo um pouco da agressividade e o toque de heavy metal,(uma das caracteristicas mais marcantes da banda) com a saida de Dave, o novo CD está indo muito bem.

Nenhum comentário: